Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Nó de gravata

Cada vez mais eu uso menos gravata. Depois de décadas submetido ao martírio infernal de uma coleira de pano presa no pescoço, cheguei naquele ponto em que é possível deixar a tortura de lado, para andar mais à vontade, especialmente dentro do escritório. É evidente que não tem jeito de abandonar a ferramenta de uma vez por todas, ainda mais quando se é advogado e seus clientes e os juízes insistem no uso dessa língua enorme e depravada, que sai debaixo do queixo e chega na cintura, passando e cobrindo o umbigo.

Como o uso faz a prática, de tanto usar grava não tenho qualquer problema em dar o nó que a deixa mais ou menos elegante, dependendo do corte da dita cuja ser mais largo ou mais estreito.

Dentro da enorme variedade de gravatas que eu já tive e já usei, houve algumas, nos anos 70, que hoje eu teria vergonha de usar de novo. Eram estupidamente largas e o nó, até quando dado para ser mais fino parecia um repolho maduro de tão grande.

Outras eram e são muito bonitas, de uma largura razoável, e que aceitam qualquer tipo de nó, sem constranger o usuário. As estampas e desenhos também são importantes e eles variam quase que ao infinito, atendendo todo tipo de gosto, do mais discreto ao mais alucinado.

Mas existem gravatas que apesar de bonitas são um martírio, porque pelo comprimento e pelo corte, o nó nunca sai bom ou ela nunca fica no tamanho certo, insistindo em passar do ponto ou ficar curta demais, numa tentativa evidente de nos levar a loucura, o que me permite afirmar que boa parte dos estilistas e fabricantes de gravatas é composta por sádicos com sérios problemas de convivência com outros seres humanos e que por isso fazem o que podem para matar a pouca sanidade do mundo.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.