Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Falar de amor

Não tem dia, nem hora para se falar de amor. Qualquer momento é bom, qualquer instante vale a pena, todo segundo justifica uma vida feita errada, sem carinho, sem ternura, sem compaixão.

Falar de amor é bom como fazer amor. Falar de amor é o começo para se fazer amor. A chave que abre a porta, que desvenda os mistérios, que pagam todos os preços.

Falar de amor é bom como a água escorrendo da nascente no meio do mato, num meio dia de verão, quando o sol rompe o ar e a canícula se espalha dura como ferro em brasa marcando a carne.

Falar de amor é bom como a lua cheia refletida num lago, numa noite de primavera, com a trepadeira florida escorrendo do telhado e adocicando o ar manso carregado pela brisa sem pressa cortando a terra, como a palavra boa dita no instante difícil. Como o ombro que se abaixa para suportar nosso peso. Como a mão que se abre no momento que as caras se fecham.

Falar de amor é doce como doce de leite com queijo de minas. É bom como sorvete na sobremesa de um almoço no mês de janeiro. É quente como a lareira acesa nas noites de agosto.

Falar de amor abre o peito, alarga a vista, amplia os horizontes. Amar é melhor que um gole de uísque, ou que a aspirina no dia seguinte. É abrir o peito e entregar a alma, e não ter medo da entrega, nem de que jeito será entendido, porque quem ama entende certo as palavras ditas erradas. E perdoa o gesto estabanado, e aceita o ser humano como ele é, com as falhas e as qualidades que o fazem ser amado.

Falar de amor é bom como torta de maça, como teu beijo, como o canto dos anjos. Mas melhor que falar de amor é poder te amar.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.