Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O Itamarati fechou

 

O Restaurante Itamarati, um dos clássicos do Centro Velho, lugar com mais de meio século de histórias de todos os tipos, de uma simples visita para comer uma omelete a discussões filosóficas dramáticas, envolvendo nomes maiúsculos da vida brasileira, o restaurante não deu conta da crise e fechou as portas para sempre. Inclusive já devolveu o imóvel.

Leia também: Outro centro em outra época

No ano passado, o Itamarati informou que estava fechando as portas. As reações vieram em abaixo-assinados, movimentos de apoio à manutenção do antigo local e artigos do Professor Eros Grau e outros antigos frequentadores, horrorizados com o fechamento do ícone do Centro Velho, antiga casa de nomes de peso na política, nas artes, no direito e na boemia.

Na época, Provedor da Santa Casa de São Paulo, proprietária do imóvel, autorizei nossa Mordomia Imobiliária a fazer concessões importantes para que o restaurante aguentasse o tranco e superasse a crise da região, agravada pela pandemia.

As negociações chegaram a bom termo e o Itamarati se manteve de portas abertas, no antigo endereço do Largo do Ouvidor. Depois disso, estive lá algumas vezes, para comer a tradicional omelete de queijo, meu prato de resistência desde a década de 1970. Sem estar lotado, passado, mas com um número razoável de mesas ocupadas, parecia que o Itamarati sairia da crise, mais vazio, mas com a dignidade de sempre.

Leia também: Magia no vidro

Não foi o que aconteceu. O desmonte do Centro Velho fez mais uma vítima. Não foi a Covid19, foi o abandono, o descaso, a sujeira e a decadência brutal de toda a região que deram conta do Itamarati. Nem sua longa história, nem as passagens únicas de personagens extraordinários deram conta de mantê-lo aberto. Foi fazer companhia ao Maranduba, ao Ouro Velho e a outros restaurantes que fecharam as portas no Centro. Descanse em paz. Seu tempo passou, mas sua lembrança permanecerá.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.