Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As quaresmeiras voltaram

A florada das quaresmeiras é das coisas bonitas que acontecem na cidade de São Paulo. E com uma vantagem, não custa nada. É de graça para os olhos e para o bolso da população. Elas simplesmente, num belo dia de verão, se enfeitam e rasgam a fantasia, dispostas a mostrarem que pra elas não tem bom, seja escola de samba, seja procissão de quaresma, de onde vem seu nome.

As quaresmeiras saíram da mata Atlântica e tomaram a cidade de assalto numa ação bem planejada e feita com a ajuda de gente bem intencionada e com muito bom gosto, que, sem se preocupar com os desmandos típicos das administrações que tomam conta da cidade, resolveu ajudar ainda que um pouco os bons fluídos e as vibrações positivas tão importantes para São Paulo viver melhor.

O resultado é que esse trabalho silencioso e no qual ninguém presta atenção acaba sendo muito mais útil do que os buracos de todos os tipos que deveriam nos garantir uma vida melhor, mas que se confundem com os buracos das ruas, numa ordem urbana caótica, onde ninguém controla nada, exceto os ratos e pernilongos, que agradecem e nadam de braçada.

A florada das quaresmeiras é uma festa para os olhos. Prestar atenção nelas no verão é uma obrigação, porque na hora que as primeiras florescem, está lançado o alerta para as outras virem atrás, carregadas de flores, para, junto como carnaval, mitigar o sofrimento da quaresma e as dores do martírio do Cristo.

A florada das quaresmeiras é um recado de Deus, dando nas cores densas que cobrem as árvores escolhidas por ele a boa nova do Cristo ressuscitado e que a vida pode ser bela, e que isso só depende de nós, ainda que com momentos difíceis e sonhos ruins no meio do caminho.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.