Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

De novo é outono

Depois da tempestade sempre chega o tempo bom. Da mesma forma, as estações se sucedem, uma depois da outra com a regularidade da terra girando ao redor do sol, em seus dois movimentos básicos, de rotação e translação.

A cada quatros semanas a lua cheia enfeita o céu e depois dela a lua nova recomeça o ciclo, deixando a minguante para trás, interferindo nas marés e na menstruação das mulheres.

Tudo se renova, tudo se recria, como a carne volta ao pó, para recomeçar o ciclo da vida, com natureza permanentemente se refazendo, como as flores que não tecem, nem bordam, mas brotam naturalmente e são sempre mais belas que Salomão em todo seu esplendor.

Vida e morte se sucedem. Tempos bons e tempos ruins trocam de lado, e a nós, compete aceitar os fatos, porque temos pouca capacidade de interferência e nosso livre arbítrio pode pouco contra o mundo.

O que tem que ser, será, chova ou faça sol. O destino está escrito nos livros da vida e mudá-lo depende de nós só parcialmente, tanto que ninguém morre de véspera. Cada um tem sua hora e sua vez.

E como sabia Augusto Matraga, é preciso paciência para esperá-la e saber que chegou para então se jogar de cabeça num tiroteio infernal, porque é o único jeito de entrar no paraíso.

Os dias de verão vão deixando o calendário e o céu vai ganhando sua cor mais bela ao longo do ano. Os dias de outono vão se impondo, inesperados e imprevisíveis, mas com o céu mais azul de todos anunciando um tempo ameno, como eram os tons dos pastos nativos nos campos de São Paulo, em abril, maio e junho. E a vida se renova e a esperança faz tocar em frente, porque amanhã vai ser melhor que ontem.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.