Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Use máscara

 

Estamos nos aproximando de três mil mortos por dia. Somos campeões mundiais e o mau exemplo que o mundo não precisa. A gripezinha que o grande capitão disse que não faria nada começou a comer a alma dos brasileiros, porque o corpo faz tempo que já engoliu.

As medidas adotadas pelos governadores e prefeitos são boas, mas não são tão boas. Precisa fechar mais, mas isso só é possível se o Governo Federal entrar em cena e assumir um comando que até agora ele não só não assumiu, como fez questão de tripudiar em cima.

Leia também: Mais de dez mil mortes em sete dias

Três mil brasileiros por dia, projetados para trinta dias, seriam noventa mil brasileiros mortos por mês. Noventa mil brasileiros é muito mais do que a população de muitas cidades. É mais do que a população de Vinhedo, é o dobro da população de Campos do Jordão, é a população de Itapeva.

Imagine uma vez por mês Itapeva sumir do mapa. Pois é, é este o cenário em que nós estamos. E não tem vacina, nem terá tão cedo. Como o expert em logística que comandava o Ministério da Saúde disse, depois de diminuir várias vezes o número de vacinas que teríamos em março: se não fosse o Butantã e a Fiocruz, não teríamos vacina nenhuma.

Segundo ele, as vacinas importadas são incertas, mas ele não explicou o porquê da incerteza. Elas não são incertas porque a indústria farmacêutica é desonesta, elas são incertas porque o Brasil simplesmente não comprou as vacinas e ninguém entrega o que não vendeu.

Leia também: Máscara com óculos

Diante disso, por favor, pelo amor da sua mãe, pelo amor do seu pai, pelo amor de seus filhos, porque você quer continuar vivo, use máscara, use máscara, use máscara, use máscara e use máscara.

Não saia de casa se não precisar. Não saia de casa se não precisar. Lave as mãos, lave as mãos e lave as mãos. Pense bem. Morrer não é a melhor alternativa. Por isso, pelo amor de Deus, use máscara.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.