Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Fake news

 

A mensagem é encaminhada. O remetente é um amigo que a recebeu de outro amigo, que recebeu do contraparente da mulher do vizinho, que tem ligações diretas com canais secretos que sabem das coisas…

Parece que a amiga do sogro da vizinha, que tem o contraparente que tem ligações com quem sabe das coisas, ouviu uma conversa no banheiro feminino do pancadão clandestino, antes da polícia chegar.

Leia também: Fake news ao vivo

Também pode não ter sido bem assim, mas foi algo parecido… E se não foi a amiga do sogro do contraparente da vizinha, foi a vizinha do contraparente do sogro. De qualquer jeito, a notícia é quente e as tropas da brigada submarina já estão inclusive de pés de pato, prontas para entrarem em ação numa região próxima do Raso da Catarina, em pleno sertão baiano, assolado por seca histórica, como não se via desde a terceira campanha de Canudos. Viva Moreira César!

A mensagem original saiu de lá, trazida em segredo de vida e morte por um tal de Riobaldo, fugindo da guerra de mãos dadas com Diadorim. Viver é muito perigoso.

Ainda mais quando se tem amigos bem-informados, que têm conhecidos bem-informados, que têm vizinhos bem-informados, que têm contraparentes que têm sogros amigos de coronéis da Legião Estrangeira, que recebem cópias da decodificação das mensagens cifradas em códigos parcialmente conhecidos pelos agentes da Coreia do Norte…

Leia também: Do outro lado do arco-íris

Como não pode ser da Coreia do Norte? Eles são comunistas? Não, eles são uma ditadura, mas só seus agentes secretos conhecem o código criado pelo venerável Yu Tsu Tsu, usado pelo avô do sogro da vizinha. Por isso a nossa mensagem é boa e as outras são falsas. Está tudo combinado com um araponga de Brasília, especialista em negociar com espiões. Pode acreditar, pode parecer que não, mas é tudo verdade.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.