Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Praça Guilherme Kawall

A praça Guilherme Kawall fica entre os shoppings Eldorado e Iguatemi. É um espaço de um quarteirão, extremamente simpático e, o que é raro em São Paulo, surpreendentemente bem tratado.

Praça de bairro rico, contrasta com boa parte das outras regiões da cidade, que não têm nem o verde, nem o cuidado que a praça Guilherme Kawall orgulhosamente ostenta.

Mas o que me chama a atenção todas as vezes que passo por ela não é o todo, mas um detalhe que faz dessa praça um lugar especial numa cidade como São Paulo.

A praça Guilherme Kawall tem uma das figueiras mais bonitas da cidade. É uma árvore impressionante, começando pelo tronco a acabando nas folhas nas pontas dos galhos longos que sombreiam uma grande área abrangida pelo diâmetro da árvore.

Qualquer tipo de figueira é bonito. E mesmo a figueira da praça não sendo um figo benjamim, é uma árvore maravilhosa, que se destacaria em qualquer comparação com qualquer outra árvore da cidade.

Ela é imponente e como todo ser que sabe do seu tamanho e da sua força, é humilde em sua postura amigável, no canto da praça, como que não querendo concorrer com as outras plantas muito menores e que não chama nem vagamente a nossa atenção.

A figueira, com sua postura calma, vendo a vida passar correndo nos automóveis ensandecidos que cruzam sua sombra é o contraponto para a loucura do mundo. O ponto de interrogação que cria a dúvida para derrubar nossas certezas mais inabaláveis, nossas crenças mais firmes. Afinal, para que nós estamos correndo desde jeito, se de todo modo, um dia a corrida acaba e nós não levamos nada?

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.