Chopp é chopp
Qual o melhor chopp que existe? Não sei. Mas a discussão me parece um pouco teórica, para não dizer teológica. Time de futebol é uma coisa que dói no coração, mas possibilita comparação.
Religião, não. Ou você acredita, ou não. O Deus é aquele, com tudo de positivo e definitivo que ele tem, e que para quem crê Nele é indispensável para fazê-lo único e onipotente, acima de qualquer
outro, por melhor que o outro seja.
Com chopp é mais ou menos assim. Cada um tem o seu. E não adianta querer discutir, porque ninguém muda de ideia em temas tão complexos como esse.
Por que esse chopp é melhor do que aquele? A única resposta cabível é porque eu acho e pronto. Não cabe qualquer análise mais objetiva, como acontece nos casos que tratam de Deus.
O meu é esse e ele é melhor do que o seu.
O resto é propaganda e quem sai ganhando na boca do caixa são as agências que administram as contas e que tentam de todas as formas convencer o freguês que o chopp da conta dela é melhor que o chopp da conta da outra.
De qualquer jeito, seja esse, seja aquele, a verdade é que chopp costuma ser bom. Tem hora que cai melhor, tem hora que cai pior, mas na média, é bom. Tanto que eu tinha um tio que dizia que se o
céu existe e os deuses comem e bebem, o chopp teria que ser o néctar e a pizza a ambrósia.
É uma colocação forte, mas que demonstra que não estamos diante de uma bebida qualquer. Chopp é chopp. Faz alguns milhares de anos que tem seu espaço nas mesas do mundo. Então, para que
discutir? garçom, traz mais um com pouco colarinho.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.00