Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O mundo depois de uma noite mal dormida

As noites foram feitas para o ser humano dormir. Ou será que o ser humano foi feito para dormir de noite e a primeira versão carrega uma enorme dose de arrogância, a mesma que nos faz esmagar as
formigas, quando as vemos andando pelo chão?

Acontece que nem sempre a gente dorme bem, pelo menos de noite. E, como nem todo mundo pode dormir de dia, para repor o sono que deu o cano de noite, o resultado é que no dia seguinte as coisas aparecem de outro jeito, que bate de frente com o nosso jeito, que também não é o jeito de sempre, e aí dá tudo errado.

Nem poderia ser diferente, afinal o jeito que as coisas chegam, depois de uma noite mal dormida, é completamente diferente do jeito que ela têm, depois de oito religiosas horas de sono, bem
dormidas, sem interrupções ou sustos.

Quando se dorme mal, no dia seguinte a vida aparece no mínimo mais triste, ou menos animada, e só isso já é suficiente para mudar o resultado do dia, que, mesmo sendo bom, nunca é tão bom quanto teria sido, se a noite tivesse sido boa.

É complexo, mas é humano. Ou melhor, acho que é um problema de todos os seres vivos, porque não me parece lógico só o homem ficar de farol baixo quando está cansado.

Não tem razão para o leão não ficar, nem o tigre, ou o porco, ou um frango, depois de passar a noite em claro, com medo do gambá que rondava o galinheiro.

O estresse é marca registrada de todos os seres vivos, tanto que tenho um amigo que tem até um especialista em acupuntura para tratar do estresse dos seus cavalos.

Como já deve ter dado para perceber, esta noite eu não dormi bem, e estou com o farol baixo aceso, tentando achar um jeito de explicar o que todo mundo sabe como é e que não precisa de explicação.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.