Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Amigo é matéria rara

Quero um milhão de amigos… cantava a velha música prometendo o paraíso na Terra e a bem-aventurança no peito de todos nós.

Mas entre o otimismo da música e a realidade do seu dia a dia, quantos amigos você de fato tem?

Não amigos desses que a gente encontra no boteco e depois diz “vai lá em casa”, mas esquece de dar o endereço. Nem aliados da hora numa empreitada mais complexa. Nem colegas de jogo de futebol no final da tarde, nem colegas de trabalho ou parceiros comerciais e tantas outras formas de amizade que nem sempre são amizades.

Quantos amigos de verdade você tem? Outro dia, conversando com um bom amigo, chegamos à conclusão que se alguém tiver cinco, está de bom tamanho, é uma pessoa de sorte, protegida por Deus e com qualidades que o fazem muito especial.

Amigo, na essência do termo, é quem te aceita como você é. Que não pergunta, nem questiona, que no aperto está do seu lado, mesmo discordando de você.

Amigo não tem hora, nem barreiras para chegar junto nas divididas mais duras, nas curvas da vida, nas cachoeiras que descem as montanhas e te arrastam rio abaixo, sem fôlego e quase se afogando.

Amigo é quem é como é e te aceita como você é, sem outra razão a não ser ser seu amigo. Não pergunta, ouve, pode até discordar e dizer isso, mas só pra você. Para o mundo ele está ao seu lado para o que der e vier, tanto faz o t00amanho do enrosco.

Amigo te leva pra casa quando a coisa complica, quando querem te pegar, quando você está por baixo e não tem mais pra quem pedir socorro.

Amigo é para o bom e para o ruim, para o claro e o escuro. Para ganhar e perder. Quantos amigos você tem certeza que você têm?

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.