Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O patriarca e o pórtico

Cada cidade tem o monumento que merece. Paris tem o Arco do Triunfo, Berlim tem o Portão de Brandemburgo e São Paulo tem o Pórtico da Praça do Patriarca.

O Pórtico paulistano é tão feio e tão fora de escala, que o Patriarca que dá nome à praça, quando viu o que estavam fazendo, de vergonha, ficou num lado da praça, quase escondido, de costas para o mostrengo.

José Bonifácio de Andrada e Silva era um dos homens mais cultos e mais sofisticados de seu tempo. Tinha conhecimentos profundos de matemática, minerologia, botânica e mais uma série de ciências que ele dominava, para não falar em política, onde deu aula para todo mundo e junto com o imperador, salvou a unidade brasileira.

A praça do Patriarca tem este nome para homenagear José Bonifácio. É uma das praças mais antigas da cidade de São Paulo, onde o Patriarca, apesar de santista, tinha um casarão em Santana, que hoje é a sede do CPOR.

Na praça do Patriarca fica a igreja de Santo Antonio, uma das poucas do século 16 e que chegou a ser Sé da cidade, muito antes das igrejas de São Francisco serem erguidas.

Ficam também alguns prédios dos primeiros tempos da “cidade que mais cresce no mundo”.

E no entanto, religiosos ou laicos, estão todos mais ou menos tapados pelo pórtico fora de proporções e de linhas francamente feias que ergueram por lá, mais para funcionar como guarda-chuva de quem entra na galeria Prestes Maia do que para pórtico.

Aliás, até a entrada da galeria ficou perdida no meio do caos criado pelo mastodonte retrógrado-futurista construído ninguém sabe muito bem porquê ou para quê?

A única certeza é que o pórtico é feio, tapa o belo e está na contramão do que a cidade merece… e precisa.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.