Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Um caso de amor

São Paulo é um caso de amor antigo. Sólido e resistente como os verdadeiros amores devem ser. Velho da minha idade, ininterrupto, com altos e baixos, como acontece com os grandes amores. Mas, acima de tudo verdadeiro e profundo como os sentimentos de quem ama devem ser.

Contraditório, o amor não é cego. Por isso, vê o bom e o ruim e aceita a cidade como ela é, porque se quisesse que fosse diferente não seria amor, seria outro sentimento diferente, posse, ou sei lá o que.

Quem ama, ama o ser amado como ele é. Com seus defeitos e suas qualidades, com o lado claro e o lado escuro se completando, porque ninguém é um lado só e, às vezes, dois, são poucos para conter toda a complexidade envolvida, ainda mais em uma cidade que se estende em direção de todos os horizontes e os ultrapassa, dando a sensação de infinita, até para quem vem de avião, e a vê de cima, se estendendo como um polvo gigantesco colina atrás de colina.

Atrás de cada luz tem uma história, uma comédia, uma tragédia. E elas se desenrolam incógnitas, sem ninguém saber da maioria delas, como começou, o meio e o fim.

Passam, sem deixar mais marcas do que mais uma luz se apagando, entre os milhões de luzes que se acendem todas as noites. Na rotina da cidade, passam como se nunca tivessem acontecido, mas ferem, alegram ou arruínam seus personagens.

Gente real, que vive suas vidas como eu vivo a minha. Que tem suas alegrias e tristezas como eu tenho as minhas. Que chega lá como qualquer um de nós, que, somados, somos a alma da cidade alucinada, impiedosa e insensível, mas que é a São Paulo que eu amo.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.