Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Vida

As grandes tragédias não são as que mancham as páginas dos jornais com o sangue e a dor de milhões de pessoas. As grandes tragédias são as que acontecem para todo mundo e quase ninguém fica sabendo, porque são fatos do dia a dia.

As grandes tragédias não têm aviso, simplesmente acontecem, como as grandes alegrias, escondidas atrás das janelas das casas e dos apartamentos que compõem as grandes cidades, as vilas e os povoados, perdidos pelo mundo à fora.

É por isso que é impressionante chegar de avião, voando à noite, numa cidade como São Paulo. Milhões e milhões de lâmpadas falam de milhões de emoções que se sucedem, desencadeadas pelos motivos mais diversos, com os resultados mais diversos, fazendo escorrer as lágrimas, ou se abrir o riso, sem que ninguém, nem mesmo o vizinho ao lado, perceba o que está acontecendo.

É a vida em sua fatalidade. Em sua dimensão individual e coletiva, onde a peça de cá não se comunica com a de lá, mas juntas formam uma parte de um cenário maior, que é parte de outro cenário maior, que compõe outra ainda maior, até ultrapassar os limites da galáxia, invadir o cosmos e ser, completamente, dentro da unidade do universo, cada momento, um depois do outro.

Cada luz em cada janela respira a vida de quem mora em cada casa. E nenhuma é igual, nenhuma se confunde, nenhuma se repete, porque cada um de nós é um, único, indivisível e inclonável, e se a matéria é vã e pó, a alma é essência divina, sopro além da pretensão de qualquer pessoa, até das que acham que são deuses e podem criar, sem gerar, outro ser à sua imagem e semelhança.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.