Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

No grito não resolve

Cachorros latem. Gatos miam. Leões rugem. Cavalos relincham e muares zurram.

Em princípio, o ser humano fala, mas tem os que urram. Os que gritam, achando que no grito resolvem a parada. Durante milênios, os homens fortes levaram vantagem, com gritos ou sem. A força bruta era suficiente para impor sua vontade.

Mas, como dizem os americanos, se Deus fez as pessoas diferentes, quando percebeu a injustiça, criou o coronel Colt com a missão de torná-las iguais.

Durante muito tempo, a solução do coronel Colt imperou no mundo e tem gente firmemente disposta a aumentar sua presença no Brasil. Nos dias de hoje, quando o mundo civilizado se convence de que na marra não anda, tem gente querendo colocar milhares de armas nas mãos de quem não sabe usá-las.

O problema é que a verdade e a justiça não saem do cano de uma arma. Não explodem na pólvora que empurra a bala, nem viajam no tiro invariavelmente mal dado ou no grito escondido atrás do bando.

Os muares zurram porque é assim que se comunicam. É verdade, tem as histórias do Burro Falante, do Rinoceronte Quindim, do Gato de Botas e da Mula Sem Cabeça, mas isso não dá ao ser humano o direito de pretender se valer das formas de comunicação do reino animal para tentar impor sua vontade.

E, no entanto, é cada vez mais comum se ver, ou melhor, se ouvir, em tempos do declínio do macho, gente sem qualquer compostura urrar absurdos e tolices inacreditáveis, tentando impor sua falta de verdade.

Mais do que nunca, é tempo de uma profunda reflexão. A pandemia dá margem para ela. Em respeito à morte, é hora de baixar a bola.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.