Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Doar sangue é importante

Infelizmente, o brasileiro não tem o bom hábito de doar sangue regularmente. É comum vê-lo atendendo ao pedido de um amigo e doando para alguém internado, que necessita uma transfusão, mas não é regra encontrá-lo no banco de sangue, doando porque doar faz bem.

Doar sangue faz bem pra alma. Alivia, dá a sensação de dever cumprido, de solidariedade e auxílio mútuo entre nós e o próximo, tanto faz quem seja o próximo.

Nada é mais a lição do Cristo “que sua mão esquerda não veja o que faz a direita” do que doar sangue. Você não sabe quem irá utilizá-lo, a generosidade não tem dono, nem cara, mas tem destinatário: você doa porque você é um ser humano que sabe que outro ser humano pode estar em situação crítica, necessitando uma transfusão de sangue para superar um momento grave, que pode inclusive ameaçar-lhe a vida.

Com a pandemia, o número de doações – que já não é alto – caiu dramaticamente. Faz mais de um ano que os bancos de sangue brasileiros trabalham com estoques em níveis críticos, mais baixos do que o normal, que sempre foi baixo.

O resultado disso é que os hospitais estão tendo dificuldade para atender principalmente, mas não somente, os casos não diretamente ligados ao coronavírus.

Os procedimentos eletivos, tratamentos de câncer e outras doenças graves, que já estavam comprometidos pela lotação dos hospitais em função da covid19, estão também ameaçados pela falta de sangue para dar suporte a toda uma série de intervenções, muitas vezes indispensáveis para garantir a vida do paciente.

Pense nisso. Doar sangue é fácil. Para saber como doar na Santa Casa de São Paulo basta entrar no site www.santacasasp.org.br.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.