Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Amor não tem explicação

Por que as pessoas se apaixonam e amam? É uma resposta difícil e cada um vai dar um argumento, todos válidos, porque cada um tem uma razão para achar sobre um tema que não tem explicação. Por mais que os analistas e terapeutas digam que sabem, por mais que o estudo das reações humanas tenha evoluído ao longo do tempo, ninguém sabe porque ama e muito menos porque ama uma determinada pessoa, ou um lugar, ou uma saudade, o seja lá o que for, incluída uma cidade, ainda que seja São Paulo.

Resumindo, eu amo São Paulo. Amo mesmo, com tudo de louco e inexplicável que essa ideia possa ter. Amo com a mesma falta de lógica de todo amor. Sem uma razão clara, sem um porquê definido, sem explicação e sem quere-la.

Simplesmente amo, como um homem ama uma mulher, sem muita pergunta, sabendo que em alguns momentos vai doer, mas pagando o preço porque vale a pena, ainda que custando caro, como fatalmente sempre custa.

Tem gente que me diz que seu sonho de vida é sair daqui. Meter o pé na estrada, achar um canto pedido do mundo, uma cidadezinha pequena e pacata e lá fazer seu pedaço de paraíso, acordando com os galos, vendo o céu limpo nas noites de primavera, tomando banho num riacho que desce pela encosta, formando uma cachoeira pequena e gostosa.

É uma ideia maravilhosa, mas que eu não quero para mim, ou melhor, quero, mas nos fins de semana, ou nas férias.

Nos outros dias, quero morar e trabalhar em São Paulo, enfrentando sua loucura, me queixando de sua violência, fugindo e tendo medo de suas neuroses e de seus neuróticos.

Quero fica em São Paulo como gosto de ficar ao lado da mulher amada. Em paz, sentindo meu amor fluir.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.