Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Por que não?

A pergunta não é por quê, a pergunta é: por que não? Por que é assim? Não tem por quê. Por que não é assim? Tem por quê. A diferença é imensa e explica tudo o que nem sempre conseguimos entender e que faz a diferença.

Nem sempre temos condições de entender o que acontece. Não temos explicação, não temos parâmetros, não temos razão ou motivo, mas é assim que acontece e não há nada que possamos fazer para impedir que aconteça.

Ninguém vai entender por que alguém é atropelado. Se chegasse um minuto antes ou um minuto depois, o acidente não aconteceria, mas alguma força além da nossa compreensão faz a pessoa chegar no momento exato em que o carro também chega e os dois corpos colidem em plena rua sem movimento, onde as crianças ainda brincam porque não tem perigo.

Também não há razão para se contrair uma doença como a covid19 branda e outra pessoa contrair a forma aguda. Não há razão para um ser escolhido pelo vírus para morrer e o outro não necessitar nem mesmo hospitalização.

Por que é assim? Melhor perguntar: por que não é assim? A diferença é o hiato, que faz toda a diferença, que separa o dia da noite, a erva daninha da erva medicinal, o camarão de água doce do camarão de água salgada.

O “por quê?” é taxativo, impositivo, não permite discussão, nem plano B. O “por que não?” aceita a discussão, abre uma porta, permite que o inexplicável se torne palatável, por mais duro e cruel que seja a resposta.

As grandes tragédias nem sempre têm explicação. Acontecem. Se abatem com a força dos tornados batendo na terra, dos ciclones erguendo as ondas.

Não há resposta. Apenas uma ordem que nós não compreendemos e que nos atinge e nos fere, sem explicação e com indiferença.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.