Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A vez dos sabiás

Nada é mais metódico e ao mesmo tempo mais belo do que os movimentos da natureza. Cada passo segue o outro, ano após ano, num movimento de eterna rotina, mas sempre diverso, sempre de outro jeito, ainda que parecendo o mesmo.

Por exemplo, os sabiás, todo começo de setembro começam piar de madrugada, no duro trabalho de conseguirem uma fêmea, acasalarem e perpetuarem a espécie.

Eu não sou especialista em canto de sabiá, e menos ainda na evolução da espécie. Tudo que sei, por experiência própria, é que os sabiás laranjeira do Butantã, anualmente, em setembro, começam uma piação alucinada, ainda de madrugada, que me faz companhia nas noites que perco o sono e fico brincando de croquete, rolando na cama de um lado para o outro.

Quem já viu sabiá cantar sabe que o pio da madrugada está longe do que um sabiá é capaz de fazer. A diferença entre pio e canto é grande e, às vezes, eu tenho a impressão de que quem pia cedinho são os filhotões, se preparando para a concorrência da vida e pela dura luta por uma fêmea.

Este ano os sabiás começaram na época de sempre, só que as madrugadas têm estado geladas, o que me leva a um ponto importante do meu estudo sobre o canto dos sabiás no mês de setembro: será que não é todo passarinho que sente frio?

Porque, se está frio dentro do quarto, como será que estará num galho de árvore, ainda que protegido, na madrugada clareando?

É bom ouvir os sabiás fazendo sua algazarra, mas com certeza é melhor ficar na cama quentinha.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.