Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Irritação

Não tem jeito, as pessoas estão, em sua maioria, irritadas. Depois de um ano e meio de pandemia, alguns mais isolados do que os outros, alguns mais cuidadosos do que os outros, o fato indiscutível é que as pessoas estão com o pavio curto, sem paciência, sem vontade de ouvir, querendo ter razão de qualquer forma, tanto faz o assunto.

Até o São Paulo jogar bem ou mal passou a ser motivo para briga. E olha que o tricolor joga mal por opção, porque seus jogadores decidiram descer pra segundona, numa justa homenagem aos grandes do futebol que já passaram por lá.

A irritação se reflete no trânsito, na falta de respeito nas ruas, nos imbecis na contramão, xingando quando quase causam um acidente, nos alucinados dirigindo a mais de cem quilômetros por hora em ruas onde cinquenta é um absurdo.

Se reflete nas discussões sem sentido que colocam amigos contra amigos e estropiam amizades de mais de cinquenta anos. Sou a favor ou sou contra, tanto faz o quê. O importante é discutir, causar, levar todo mundo ao extremo da neurose, como se viver sob tensão fosse a forma lógica e boa de se viver bem.

Um velho amigo, Thomas Souto Correa, tinha uma placa na porta de sua casa que dizia: Viver bem é a melhor vingança.

Parece que as pessoas se esqueceram disso, de que viver bem é o que faz sentido, dá sentido e deixa a vida mais fácil, colorida e alegre.

É completamente ilógico viver mal, discutir, brigar, acelerar, brecar, entrar na contramão, como se o mundo fosse acabar amanhã e tivessem esquecido de te contar.

Mais do que nunca, é hora de baixar a bola, comemorar a vida, aproveitar a vida e dar risada e amar porque é isso que nós fazemos bem.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.