Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Ser pai

Ser pai é acordar de noite. A melhor definição para o papel de pai é: “o que acorda de noite!”

Mesmo antes de se ser pai, a gente acorda de noite por conta dessa operação complexa e maravilhosa que é colocar um filho no mundo.

É de noite que a mulher enjoa, no começo da gravidez. É de noite que ela fica com medo, durante a gravidez. É de noite que ela continua com medo, no final da gravidez. É de noite que ela tem os primeiros sintomas, quando o bebê começa a querer chegar.

E é de noite que nós saímos correndo para a maternidade e é lá, durante a primeira noite, depois do parto, que nós aprendemos o que quer dizer “ser pai é acordar de noite”.

Só quem já passou pela experiência pode avaliar o que eu estou dizendo. As sensações envolvidas são diferentes de todas as outras sensações que alguém pode ter na vida.

E, se por um lado, graças a Deus, os futuros pais ainda não acordaram de noite e por isso querem, um dia mais para frente, ser pai, por outro, ser pai é acordar de noite, contente por estar acordando.

No começo, por conta do choro do nenê, que se esgoela bem de madrugada, quando sua mulher dorme fundo e não ouve. Depois, por conta dela não ter prática e ficar com medo de trocar a fralda. Depois, por todos os depois que ao longo da vida nos fazem acordar de noite em função dos filhos.

O momento de escolher a escola; o teste no dia seguinte, para entrar na escola; à espera do resultado do exame da escola. Em seguida, o primeiro dia de aula e os anos que avançam, em direção ao ginásio, ao colegial, à faculdade, à vida… que se abre maravilhosa deles, nos fazendo acordar de noite, por causa da festa, porque é tarde e ainda não chegou, porque tem prova, porque está namorando, porque não está namorando, porque riu ou chorou, nos alegrando ou entristecendo.

Ser pai é acordar de noite, pensar na vida, somar todos os prós e os contras, e continuar acordado, mais que alegre, radiante, porque ser pai de filhos maravilhosos é maravilhoso.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.