Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os olhos de Maria

Os olhos de Maria veem a cidade de um jeito diferente. Os olhos de Maria veem a cidade com os olhos de Maria, com o jeito de olhar de Maria e o jeito de olhar de Maria é diferente do seu e do meu. O jeito de olhar de Maria é único e faz com que a cidade vista por Maria seja única, diferente da sua ou da minha, diferente de todas as outras, ainda que sendo a mesma cidade, com as mesmas pessoas e seus sonhos e alegrias e tristezas.

O olhar de Maria tem compaixão, amor, vontade de dividir, de se entregar, de pular de cabeça e entrar de sola. Maria quer ser a cidade e seu olhar engole o que ela vê para ser refeito dentro dela, numa sopa de letrinhas que só Maria entende, mas que ela entrega na ponta dos dedos estendidos para quem quiser pegar e dividir com ela outro jeito de ver a cidade, tão intenso quanto o dela.

Maria ama São Paulo. E, por amar São Paulo, xinga a cidade, reclama, aponta o feio, ameaça ir embora. Mas não vai. Maria não quer sair de São Paulo, Maria só quer que tenham mais cuidado com a cidade.

Que cuidem bem de seus parques, que limpem suas praças, que tapem os buracos e que as pessoas sejam mais gentis. Que exista respeito humano, como o canto dos sabiás varando a madrugada.

Maria não pede muito. Só um pouco de respeito com ela e com os outros, com a cidade e com quem vive nela.

Maria sabe que as grandes cidades são cruéis, difíceis, temperamentais. E que por isso a vida nelas é complexa, exige cuidado, carinho, entrega e desprendimento. A vida nelas exige aprendizado, vontade de fazer e de se entregar.

Maria sabe disso tudo e Maria ama São Paulo. Então cada amanhecer é mais que um novo dia, da mesma forma que o por do sol é mais que a chegada da noite. Para Maria eles são a oração e o agradecimento.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.