Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A fábrica de loucos

O trânsito em São Paulo é uma das mais importantes fábricas de criar loucos do mundo. Aqui o limite é absoluta falta de limites. Tudo que alguém imagina que é impossível acontecer, acontece, na cara de todo mundo, sem ninguém ficar espantado, ou ir além de uma balançada de cabeça.

E o melhor é não ir. Aliás, até a balançada de cabeça precisa ser dada de forma quase que imperceptível, porque o outro pode ver, achar que você não gostou, não gostar de você não ter gostado, e te dar três tiros por conta da insatisfação com a sua atitude.

São coisas da fábrica de loucos que é o trânsito paulistano. E são coisas que vão permitindo que as amebas fiquem mais ricas, fazendo palestras sobre sobrevivência em ambientes hostis para grupos cada vezes maiores.

O sucesso dessas palestras tem sido tão grande que já tem até bispo de igreja alternativa e líder de partido político caçando amebas para engrossarem suas hostes – sabidamente preocupadas com a felicidade alheia.

Para se ter uma ideia do que é andar de carro por São Paulo basta entrar num carro e colocá-lo na rua. Não importa qual. De rua de bairro, a avenida de trânsito intenso, não há uma que possa se vangloriar de não ter servido de palco para algum tipo de irregularidade durante todo um dia.

O duro é que estas irregularidades invariavelmente chegam às raias do desatino num passe de mágica.

Você vai muito bem obrigado, quase que de bem com a vida, e de repente, um estafermo ensandecido sai sabe Deus de onde e cruza a sua frente como o super homem salvando a terra.

Ou então, para. Simplesmente para, no meio da rua, como se estivesse dentro de uma garagem e fosse tudo dele, e não viesse ninguém atrás.

É apavorante, mas é a nossa realidade. É por isso que eu recomendo o curso de sobrevivência das amebas.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.