Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Um ou outro

O mundo está se dividindo entre verde e amarelo, azul ou marrom, alto ou baixo, dia ou noite. Não há mais zona de conforto entre um e outro. Ou é ou é. Não tem madrugada, nem por do sol, simplesmente se é, ou se é. E quem não é não é bem-vindo.

Revivemos a era das hordas, muito mais perigosas dos que os bárbaros que atacavam o Império Romano. Atualmente, com ferramentas digitais, os estragos são incomensuravelmente maiores. E a munição é a mentira que acirra os ódios, combustível para se dar bem.

Não há mais diálogo, troca de ideias. As defesas de posição partem pra porrada, tiros e facadas, com a sem cerimônia de Aquiles matando troianos.

A turma se esqueceu de duas frases lapidares de dois dos pais da redemocratização brasileira. Ulisses Guimarães dizia que “em política só bobo briga”. E Tancredo Neves completava: “as ideias brigam, os homens não”.

A radicalização é a onda do momento. E a polarização aparece em todas as pesquisas, que esperam uma terceira via para ser massacrada pelos polarizados, porque para eles está muito bom assim.

Um precisa do outro porque sem o outro não se sustenta. O que não pode é chegar alguém com peso específico e recado para dar. Se ele entrar na dança, os dois campeões não sobrevivem.

Mas a polarização só existe porque o eleitor quer assim. Quem escolhe o candidato é o eleitor e, se o eleitor escolheu um entre apenas dois, quem escolheu foi ele. O máximo que os escolhidos podem fazer é jogar gasolina na fogueira para tentar manter eventual terceiro de fora.

Vai ser assim até o fim? Se for, pobre Brasil! Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega. Quem vai pagar essa conta somos nós.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.