Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Gente que faz

O bom e o bonito é que o Brasil, além das pessoas que atrapalham, tem milhares de pessoas que fazem. Gente que entra de cabeça na briga para fazer desse país um lugar melhor e mais justo. Um lugar onde as diferenças não sejam tão gritantes, não porque se vai tirar dos ricos para dar aos pobres, mas porque se vai ensinar os pobres a ficarem ricos.

O grande erro do comunismo, quando tinha comunismo, era querer tirar dos ricos para dar para o Estado, eleito o grande protetor dos pobres, que nunca receberam nada, além de muita porrada, dada pela polícia, nas ruas e campos especiais, onde os dissidentes eram reeducados para assimilar os princípios sagrados das verdades oficiais, que não eram necessariamente a boa verdade.

Tudo bem, o tema não é esse. O tema é a enorme contribuição de milhares de brasileiros que dão o que podem e o que não podem para melhorar a vida de quem não teve chance, de quem não pôde aprender, nem teve um empurrão para colocá-lo na trilha do bem-estar social.

Milhões de brasileiros estão ameaçados pela fome, milhões vivem em comunidades sem saneamento básico ou água tratada. Outros pertencem a famílias que não ganham mais do que um salário-mínimo por mês e muitos ganham ainda menos do que isso.

Em ações isoladas ou em grandes mutirões, cada vez mais comuns na vida da nação, brasileiros engajados com a causa social se dedicam a auxiliar o próximo menos favorecido, através de iniciativas dos mais variados tipos, diretas e indiretas, em todos os campos em que a sociedade é carente e, assim, dar a volta por cima e garantir saúde, educação, assistência social, alimentação e dignidade humana para os que estão marginalizados, passando necessidades e sem ter a quem pedir socorro.

Nessa hora, vendo essa gente, dá orgulho ser brasileiro.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.