Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Férias

Para quem gosta de curtir São Paulo mais vazia agora é a época certa. Não que a cidade deixe de ser um formigueiro, mas fica mais amiga, menos agressiva.

As chuvas de verão são um problema que pode ficar sério, mas a possibilidade de um chope no final da tarde ameniza a ameaça.

Por incrível que pareça, o trânsito perde algo de sua agressiva rotina. As pessoas relaxam, deixam o mau humor escondido em algum buraco e dirigem com mais cuidado e menos pressa.

O porquê disso se chama férias. As abençoadas férias de verão que dão outro ritmo para a cidade, pelo menos até a volta das aulas.

Mas nem tudo é festa. A certeza das chuvas é uma espada na cabeça de quem mora em zonas inundáveis, que não são poucas e se espelham por todos os quadrantes, com maior ou menor risco.
Como não tem o que fazer, se as águas vierem, virão fora de controle, resta rezar e, na medida do possível, relaxar.

Então, pegando o gancho de novo, nada como um chope gelado, com ou sem batata frita, coração de frango, filezinho cortado, linguiça, queijo, ou sem acompanhamento nenhum para quebrar o estresse da rotina, da loucura nossa de cada dia.

Ah poder tirar a gravata, abrir o colarinho, respirar fundo, dar risada, muita risada, sentado numa mesa de bar vendo o horário de verão enganar a chegada da noite.

Nas férias tudo fica mais fácil. A vida que pega pesado o ano inteiro, de alguma forma deixa pra lá.

O trabalho parece mais leve, o dia passa mais rápido, as discussões acalmam e as piadas ficam mais gozadas. Nada como os dias de verão.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.