Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O museu mais bonito

Qual o museu mais bonito do mundo? O Louvre? O British? O Metropolitan? O Hermitage? Será que existe museu mais bonito do mundo? Ou será que o museu mais bonito é o que você gosta? A escolha é individual, não depende de palpite, moda ou esnobismo. Você gosta e ponto final.

Você gosta e pronto. Esse é o museu que você acha o mais bonito do mundo e, para você, ele é. Os outros podem ser muito bonitos, impressionantes, mas não há razão para um museu menor em tamanho não ter um acervo maravilhoso, como é o caso do MASP, em São Paulo.

E não é só o MASP que tem um acervo comparável aos melhores do mundo, sem, todavia, ser um dos maiores. Perto do Louvre ou do British, o Museu do Prado é pequeno e, no entanto, seu acervo é precioso. Os Goya, Vellasquez, El Greco e Bosh são suficientes para colocar o museu no mais alto nível, comparável à Galeria Uffizi e ao Vaticano, na Itália.

A Barnes Collection, na Philadelphia, com sua coleção impressionista, é o fino do mais fino, da mesma forma que a Frick Collection e o Guggenheim, em Nova Iorque, e o Pergamon, em Berlim.

São museus de tirar o fôlego, mas não são grandes, ao contrário, e seu tamanho mais compacto facilita a visita e permite dedicar mais tempo às obras expostas. Dentro da Tate, os quadros de Turner adquirem uma dimensão que se perderia no British. Da mesma forma que a Orangerie, pelo tamanho, valoriza o seu acervo e o Museu Rodin não fica atrás, nem o Museu Picasso, em Barcelona.

Tem gente que vai dizer: como você não colocou o Cais D’Orsay nessa relação? E eu respondo: mas eu coloquei! Como coloco o Museu do Ouro, de Lima, e a Fundação Gulbenkian, em Lisboa, e o Museu de Arte Sacra, em São Paulo. E teria colocado o Museu da Inquisição, em Cartagena das Índias, se ele não tivesse sido descaracterizado, sabe-se lá por quê.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.