Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Chuvas de verão

Tanto faz o ano, de um jeito ou de outro, as chuvas de verão entram em cena e entram pesadas, trazendo, junto com os pingos, os estragos causados pela água nas mais variadas regiões do Brasil.

Um ano é na Serra do Rio de Janeiro, outro é em Blumenau, outro nas ruas de São Paulo, depois Belo Horizonte e por aí a fora, sempre causando o máximo de danos, matando e destruindo com a sem cerimônia de quem sabe que é mais forte e que não tem jeito de ser contida.

Este ano a calamidade começou no sul da Bahia. Zona de festa, sossego, tranquilidade, férias gostosas, em resorts maravilhosos, nos quais a vida corre mansa, regada a cerveja e água de coco.

A chuva caiu dura, impiedosa e arrasou o que encontrou pela frente, entristecendo o ano novo de milhares de pessoas, que já tinham pouco e perderam tudo, levado pela força das águas dos rios engrossados pela água da chuva caindo como se São Pedro abrisse as torneiras do céu.

Mas não é só o sul da Bahia que sente na pele a força das chuvas de verão. Minas já experimentou e São Paulo teve até trilhos de trem cobertos pela água que sobe porque não tem para onde escorrer.

Entra ano, sai ano, é sempre a mesma coisa. Varia o lugar e a intensidade. No geral o quadro é o mesmo, com pessoas com o olhar perdido e lágrimas nos olhos porque perderam o que tinham e o que não tinham, inclusive amigos e parentes, mortos pela enxurrada que leva o que encontra em seu caminho, ou pelas encostas encharcadas que deslizam sobre as casas adormecidas.

Não há o que fazer. Enquanto o tema não se tornar prioridade, não há o que fazer. As tempestades de verão continuarão a cobrar seu preço, a matar e a destruir, não porque sejam castigos para nossos pecados, mas porque as pessoas não têm outro lugar para ir.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.