Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O trânsito nos supermercados

Cuidado, desvie, breque, pare, olhe para o lado, lá vem um louco em excesso de velocidade…atenção, atenção…atenção, dirija defensivamente e procure evitar acidentes, mesmo com os outros não ligando a mínima para a sua segurança.

A cada dia que passa o trânsito vai ficando mais e mais ensandecido. Mais e mais loucos entram nas vias, mais e mais fominhas tentam passar na frente de qualquer jeito, mais e mais mães param em fila dupla, mais e mais irresponsáveis colocam o bem estar do próximo em risco.

Não tem cabimento, mas é um sinal dos tempos modernos. Ou, melhor, é a marca registrada dos tempos modernos, onde levar vantagem acima de tudo e o culto ao “eu” tomaram proporções, pelo menos neste país que ainda buzina dentro dos túneis, inacreditáveis.

O pior é que não há muito para se fazer. A mudança de hábitos leva gerações para acontecer e para que eles sejam mudados é necessário que os integrantes das gerações atuais estejam dispostos a ensinar os membros das futuras gerações a se comportarem dentro das novas regras.

E aqui a gente vê de tudo, menos hipotéticos alguéns querendo que seus filhos mudem. Pelo contrário, é quase imperativo que a criança seja mais. Como nas escolas a agressividade, por conta da permissividade e do medo, foi mudada para competitividade, não tem como se mudar alguma coisa.

O resultado é esse: você ter que andar prestando atenção para todos os lados, inclusive em cima e em baixo, sob o risco de se machucar e feio se não o fizer.

E o que era um prazer – o prazer de fazer compras pelos corredores dos supermercados – se transformou em mais um martírio, tão ruim ou pior do que o trânsito de nossas ruas.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.