Uberaba imita São Paulo
O paulistano sabe que a CET é incompetente. Faz décadas que o paulistano tem certeza de que a CET é a mais incompetente de todas as empresas incompetentes do mundo. O paulistano não tem dúvida da falta de caráter da CET no trato do trânsito. Entra governo, ela vai para um lado; entra governo, ela vai para o outro, sempre cientificamente embasada. Com laudos tão sérios quanto deixar uma faixa exclusiva para ônibus em cima do viaduto Pacaembu, sem faixa para ônibus antes ou depois.
O negócio da CET é piorar o trânsito e isso está de tal forma arraigado em seus princípios que, até quando fingem que não fazem nada, de alguma forma estão atrapalhando.
Já foi sugerido que um candidato a prefeito prometesse o fim da CET. Com certeza ele seria eleito no primeiro turno. Por que ninguém faz isso? Porque a CET enche o caixa da prefeitura. Ela pode não entender de trânsito, mas ela conhece como ninguém as melhores formas de multar, as pegadinhas, os truques baixos para encher as burras da prefeitura. E como o que prefeito quer é dinheiro, a CET segue firme e forte, inatacável e pujante, mesmo com metade dos semáforos da cidade quebrados.
Para quem acha que a CET é uma excrecência paulistana, vale lembrar que o Guarujá faz o que pode para competir com ela e em suas poucas ruas, comparado com São Paulo, se esforça para ser cada dia pior.
E agora não há mais dúvidas, Uberaba entrou no páreo e com vontade de ganhar de ponta a ponta. Não é apenas as mãos das ruas da cidade que levam ao caos, não. Uberaba, com seus semáforos super-modernos, com várias luzes se sucedendo, consegue a proeza de ter menos sincronização do que os semáforos velhos de São Paulo. Ou melhor, Uberaba consegue sincronizar invertendo a ordem de abertura com tanta competência quanto a CET. Quem vencerá? É preciso mais tempo para ver o mais incompetente.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.