Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tomadas e jabuticabas

Entre suas muitas peculiaridades, o Brasil tem algumas absolutamente imbatíveis em qualquer comparação com outros países.

Como dizia um ex-Ministro da Fazenda, no Brasil até o passado é incerto. Mas isso também acontece em outros países. É ler um pouco da história da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas para saber que até as fotografias oficiais eram modificadas, com a exclusão de poderosos membros do partido caídos em desgraça.

Dizer que somos o país do futebol é viver do passado, ou arrogância. Na relação dos melhores jogadores do mundo, publicada pela FIFA, este ano não tem nenhum brasileiro.

Pretender que temos políticos especiais seria verdade até há alguns anos. Hoje, o mundo está contaminado por políticos tão ruins quanto os nossos e não são só os países em desenvolvimento que padecem sob suas botas ou sua boçalidade.

No campo da proteção do meio ambiente não estamos fazendo bonito, o que poderia ser um diferencial, não fosse grande parte dos países ricos ser responsável por enormes quantidades de gases do efeito estufa.

Então, onde é que nos destacamos? A resposta é simples, mas não vem à tona imediatamente. É preciso pensar um pouco antes de perceber que tem dois pontos em que somos únicos, temos a exclusividade, por força da natureza e por ação humana.

Nenhum outro país tem jabuticaba. A fruta é nossa e, mais do que nossa, só dá numa determinada região do país. Mas bom mesmo é gritar aos quatro cantos nossa grande realização, a prova conclusiva do gênio nacional. Só nós temos nossas tomadas elétricas. E somos tão bons no que fazemos que, apesar de parecidas, temos duas e elas são diferentes. Dependendo do pino, ele não entra num dos modelos de nossas tomadas.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.