Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

É época de goiabas

É época de goiabas, mas até agora, neste começo de ano, não comi goiabas. Não é por não andar onde tem goiabeiras. Eu não sei o que aconteceu, mas as goiabeiras estão tristes e sem goiabas.

Tenho a impressão, pelo que me lembro que observei nos anos antes da pandemia, que uma praga atacou as árvores e comprometeu a capacidade de darem frutos.

Em 2019, os frutos de várias árvores já estavam tomados pela praga que os escurecia e arruinava.

Caminhando pelo Cidade Universitária, observo as goiabeiras e vejo que elas estão com as folhas num tom verde seco, sem vida e sem brilho, dependuradas nos galhos, em vez de estarem saudáveis, verdes e viradas para cima.

Além disso, as árvores estão sem frutos, tanto faz o tamanho ou se estão maduros ou não. Simplesmente não estão carregadas, nem de frutas saudáveis, nem de frutas atacadas pela praga.

É como se estivessem sem forças para gerar as frutas, como se a seiva fosse sugada por uma entidade maléfica que as impede de frutificar.

Coisa de ficção científica, onde seres alienígenas entram nos troncos das árvores e sugam a seiva das goiabeiras para manterem seus poderes extraterrestres, sem os quais os humanos podem derrotá-los.

Minha única certeza é que não há relação entre as goiabeiras e os pernilongos. Estes se multiplicam nédios e sadios, gordos, alimentados com sangue humano, que deixa de irrigar os bancos de sangue para engordar os mosquitos.

Entre mosquitos obesos e árvores doentes é bom, mas menos alegre caminhar pela Cidade Universitária, onde a vida e a inteligência sempre dividiram os espaços numa dança feliz, onde quem ganha somos nós.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.