Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As chuvas de verão não têm pena de nós

As chuvas de verão estão visitando o Brasil como fazem desde o início dos tempos, ou pelo menos desde a era colonial, quando era proibido construir nas várzeas em volta da Vila de São Paulo por causa dos mosquitos que se multiplicavam e transmitiam doenças depois das enchentes do começo do ano.

As várzeas paulistanas sempre inundaram. Não há razão para mudarem o sistema, ainda mais com grande parte do solo impermeabilizado, como acontece em quase toda a cidade.

Mas não é só São Paulo que inunda. O Brasil tem imensas áreas alagáveis, começando pela Amazônia, que passa parte do ano debaixo d’água, e o Pantanal, que, com seu ciclo mágico, criou uma das áreas com maior biodiversidade do planeta.

Este ano as chuvas de verão fizeram sua estreia no sul da Bahia. E entraram com tudo, mostrando que vinham pesadas e sem a menor pena de quem estivesse no seu caminho. De lá, desceram para Minas Gerias, como os jagunços de Guimarães Rosa, que cruzavam a fronteira dos Estados com a sem cerimônia de faca quente cortando manteiga.

Em algum momento, tinham que chegar em São Paulo. E o fizeram em grande estilo, devastando Francisco Morato e Franco da Rocha. No desenho tradicional, ficaram faltando Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Eu não sei por quê, as chuvas decidiram que era hora de revisitar a Serra Fluminense e, ao contrário do que fizeram em 2011, este ano concentraram sua fúria e sua força num pedaço da cidade de Petrópolis.

A destruição foi impressionante. Morros vieram abaixo, arrastando o que encontravam pela frente. Mais de cem pessoas morreram e uma grande área da cidade foi apagada.

O duro é que o verão não acabou. Provavelmente ainda vem mais.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.