Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Tem explicação

O avião é mais pesado que o ar e voa. O balão é mais leve que o ar e também voa. Os navios são mais pesados do que a água e flutuam. As balsas são mais leves do que a água e também flutuam.
Alguém explica? Explica. A explicação é lógica e os alunos do ensino médio deveriam sabê-la. Se sabem ou não sabem só os testes de aferição de conhecimento para avaliar o ensino nacional podem dizer.

Não sei se é tão lógico quanto um quilo de ferro cair na mesma velocidade que um quilo de algodão. O fato é que os navios são mais pesados do que a água e não só flutuam como navegam oceano a fora, carregados de mercadorias, passageiros e bombas atômicas.

Não, não são todos os navios que transportam bombas atômicas. A imensa maioria transporta outras cargas e, curiosamente, os navios que regularmente transportam bombas atômicas flutuam, mas preferem navegar debaixo d’água.

Fato que as missões secretas até explicam, mas não compartilham porque senão deixariam de ser secretas. Missão secreta só é secreta se não for conhecida. Por isso os submarinos nucleares que carregam as bombas atômicas não contam para onde vão, nem de onde vêm.

É mais ou menos que nem malandro voltando do carnaval. Esteve fora e basta. Onde e com quem não é da conta de ninguém, muito menos de quem acha que tem o direito de saber.

Não são apenas os navios que flutuam. Pedaços de pau, restos de containers, carcaças de baleias, sonhos perdidos, tem um monte de coisas que também flutuam, mas, em sua viagem sem rumo, não carregam mais que a ilusão de que poderia ser diferente.

Tudo poderia ser diferente. Mas não é. No mundo real, navio é mais pesado que a água e flutua e avião é mais pesado que o ar e “avua”.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.