Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Uma barbaridade

Em 2021, mais de cinquenta e seis mil mulheres foram estupradas no Brasil. É um número apavorante que, colocado de outra forma, dá conta de que uma mulher foi estuprada a cada dez minutos.

Mas esses são números baseados nos casos noticiados à polícia. De verdade, o número é muito maior. Um número absurdamente alto de casos de estupros é mantido em segredo por vergonha, medo, conveniência, cumplicidade e mais qualquer outro argumento utilizado para esconder um crime brutal, quem sabe a agressão mais forte e cruel que um ser humano possa sofrer.

O número inclui adultos e crianças, mulheres, meninas e adolescentes incapazes de se defender, de pedir ajuda, de gritar a dor sem tamanho que o ato causa, a ferida no corpo e no espírito, a cicatriz brutal que não tem cura e marca por toda a vida.

Não há crime mais hediondo e covarde do que o estupro. Qualquer estupro é uma barbaridade e, quando ele atinge uma criança indefesa, incapaz de entender o que acontece com ela, a monstruosidade ultrapassa todos os limites e coloca o agressor no plano dos monstros mitológicos condenados a penas de suplício eterno, não para sua redenção, mas para vingar a afronta e punir exemplarmente o culpado.

O estupro não tem perdão. Não é uma invenção nacional. Ele acontece no mundo todo e é apavorante saber que, na maioria dos casos, é praticado por alguém próximo da vítima, inclusive o próprio pai.

Em 2019, número de estupros havia caído no Brasil. Com a pandemia e a isolamento social, o crime voltou a subir e, em 2021, chegou ao número absurdo de mais de 56 mil casos reportados à polícia.

O mais triste é que, sem denúncia, esse crime tende a se repetir, agredindo a vítima mais um sem número de vezes.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.