Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Bem-vindas, bem-vindos, bem-vindes

As faixas espalhadas pela Cidade Universitária saúdam os novos calouros: Bem-vindas, bem-vindos, bem-vindes. A Universidade acolhe os novos estudantes que entram em seu campus pela primeira vez.

A missão de uma universidade é gerar e difundir pesquisa e conhecimento. Formar profissionais de alta qualificação, se valendo das mais modernas técnicas de ensino e pesquisa.

Gerar conhecimento através do estudo e da aplicação das ferramentas indispensáveis para oferecer o que há de melhor e mais moderno sobre as diversas áreas das ciências.

A missão da universidade exige dela que esteja permanentemente à frente da sociedade, que abra novos caminhos, mostre os rumos, consolide o que existe para inovar, modificar e gerar progresso.

As sociedades são corpos vivos, que evoluem constantemente, movidas pelas forças dinâmicas que atuam em seu interior. Se modificam, avançam, recuam, mas sempre na direção do progresso, que é a razão de ser de sua existência.

É função da universidade estudar as manifestações humanas. As ciências humanas existem para isso e as ciências exatas existem para reforçar as bases indispensáveis para o progresso das sociedades.

O mundo contemporâneo vê as escolhas das pessoas de outra forma muito mais avançada – e por que não? –, mais justa, do que a sociedade de 50 anos atrás.

O ser humano é o dono de seu corpo, de sua vontade, de suas crenças e de suas escolhas e isso não tem preço. Ele é único e tem que ser respeitado dentro de seu universo. A USP – Universidade de São Paulo, faz isso e o demonstra nas faixas de acolhimento: Sejam bem-vindas, bem-vindos e bem-vindes. Acima de tudo, corram atrás de sua felicidade.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.