Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A nobre arte de engolir sapos

Desde a expulsão de Adão e Eva do paraíso que a vida do ser humano sobre a terra não tem sido fácil. Vale de lágrima, no dizer dos católicos, inferno vivo na interpretação de alguém mais pessimista, o fato é que depois que nós perdemos o jardim do éden, esta dádiva maravilhosa chamada vida passou a ser tida com algo muito duro e muito difícil.

E é! Não há como dizer que a vida não é dura!

E para vivê-la, seja por bem, seja por mal, porque existem dois granes grupos, onde se incorporam todas as formas das duas maneiras, só há um jeito: engolindo sapos.

Engolir sapos pode ser uma arte ou pode ser um tormento. Na medida que todos nós vamos engoli-los – e às dezenas – é mais sensato transformar o suplício numa arte, do que mantê-lo como suplício.

De pequenas ranzinhas, que acompanhadas de um bom molho descem fácil e sem arranhar, até enormes sapos bois, com o corpo cheio de verrugas, que descem arranhando e se prendendo pela garganta, não tem quem já não tenha provado do petisco.

E para os que acham que o mais difícil é engoli-los, eu gostaria de lembrar da digestão. Do momento em que o bicho cai no estômago, muitas vezes ainda vivo e esperneando, transformando a barriga numa caixa d’água fervendo, que queima a alma e faz sair fumaça pelas orelhas.

Engolir sapos é uma das artes mais antigas desenvolvidas pelo homem. Quem imagina que Abraão não os engoliu nunca leu a bíblia. E os engoliram Salomão, Davi, Alexandre o Grande, Ciro e Júlio César.

Como os engoliram messalina, Cleópatra, Lucrécia Borges, Catarina a Grande, a rainha Vitória e todas as outras mulheres que ao longo do tempo mostraram sua superioridade em relação aos homens.

Não há quem não tenha engolido sapos, nem quem, enquanto estiver vivo, não torne a engoli-los.

É por isso que é melhor engoli-los com arte do que como um martírio: as duas formas doem, mas a primeira preserva um resto de dignidade.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.