Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

É muito complicado

Alguém mais velho e mais experiente já disse que o Brasil não é para amadores. Não é preciso levar nenhuma rasteira para entender o que ele quis dizer. Ver televisão ou ler jornal é suficiente para mostrar a complexidade nacional e como é difícil tentar colocar alguma ordem na geleia geral, que escorre solta de um lado para o outro.

Quando a eleição mais importante das últimas décadas será resolvida não pela escolha do melhor candidato, mas pela eleição do cidadão com menor rejeição, tem alguma coisa profundamente errada.

Mas é isso que nós temos. E a coisa fica mais complicada quando assistimos a composições esdrúxulas, viabilizando chapas inimagináveis, até pelas carreiras dos envolvidos.

A população não acredita no Executivo, não acredita no Legislativo e tem sérias dúvidas sobre o Judiciário. Não é possível dizer que a maioria dos brasileiros está errada.

Da mesma forma, quando inimigos declarados dos corruptos entram nos partidos chefiados pelos corruptos, fica muito difícil entender o que está acontecendo. Afinal, se ele é inimigo do corrupto, como ele está lá, de braços erguidos, segurando a mão do cidadão?

Quando altos representantes da justiça, com poder de veto, usam este poder de forma a servir seus interesses pessoais e não ao império da lei, alguma coisa está podre no reino da Dinamarca.

Quando a relativização da verdade se torna regra, alguma coisa está fora de lugar, até num país difícil de entender e que não foi planejado para amadores, nem por amadores.

Como perguntava minha avó, qual será o final disso tudo? Quem viver verá, mas desde já o Centrão tem forte chance de ser o sobrevivente, com tudo de complicado que a certeza joga na mesa.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.