Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A apologia da mortadela

Ao longo de sua história o homem foi se sofisticando e sofisticando a sua forma de viver. Das frias e escuras cavernas para as palafitas, das palafitas para casas de pedra, das casas de pedra para os palácios e dos palácios para o projeto Cingapura, nós podemos observar um claro processo evolutivo, nem sempre para melhor.

O mesmo acontece com a comida. Da carne crua, arrancada a dentada das carcaças dos animais mortos, passando pelos frutos colhidos das árvores, o paladar humano avançou com o passar dos séculos para pratos tão inacreditáveis quanto o hamburger, que se consolidou neste final de milênio como a melhor coisa do mundo.

É verdade que este processo descobriu também delícias tão inacreditáveis quanto o escargot, ou tão improváveis quanto o rabo dos jacarés.

E que consolidou frutinhas e folhinhas de todas as cores e gostos, que combinam com outras frutinhas ou folhinhas, ou com carnes vermelhas e brancas, fazendo a delícia dos que gostam de comer bem, mesmo não existindo uma unanimidade sobre o que isto seja.

Salmão defumado, salmão fresco, carne maturada, carne fresca, bife mal passado, arroz, feijão, batata frita e dois ovos estalados… o paraíso pode estar mais perto do que se pensa!

As alternativas são quase infinitas e as possibilidades só são limitadas pelo poderio econômico do interessado. Existem pratos que custam um tesouro e outros que valem até mais. O importante é conhece-los, prová-los e depois dormir.

Injustamente esquecida, ausente de qualquer rol das comidas sofisticadas do mundo, há uma delícia que só vem à cabeça dos gourmets no momento em que eles a comem, ou quando sentem o seu cheiro único.

Quem sabe seja esquecida em razão do preço, quem sabe porque é modesta por natureza, mas o fato insofismável é que não há ninguém saudável que não adore um bom sanduíche de mortadela.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.