Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Mexericas no lugar das goiabas

Este ano eu comi uma única goiaba no pé. Não sei o que aconteceu, mas a praga que atacou as árvores nos anos passados se alastrou e acabou com as frutas nas árvores. Não teve goiaba para se comer no pé. Consegui uma única, exceção à regra, ao lado da calçada suicida da USP, a calçada onde ciclistas e pedestres dividem o espaço.

Não tem sentido, mas a calçada está lá faz tempo, mesmo tendo uma faixa exclusiva para bicicletas pintada na rua, ao lado da calçada. Eu estava terminando minha caminhada e dei com a fruta pendurada em um galho não muito alto. Com algum esforço consegui apanhá-la e assim comer a única goiaba que eu encontrei no pé neste verão.

Mas se as goiabas não deram as caras, me vinguei comendo mexericas. A mexeriqueira do meu jardim carregou como nunca e eu me fartei de comer as frutas com gosto especial, de mexerica mesmo, não de poncã.

Existem diferentes tipos de mexericas. A melhor, para mim, é a carioca, por acaso a que tem plantada no jardim lá de casa.

O ano passado a árvore não deu doze mexericas, mas este ano inverteu o jogo e carregou de ficar com os galhos arriados. Quem ganhou foi quem mora lá em casa. Teve mexerica no pé e na geladeira, colhidas ali mesmo. No começo, por precipitação, azedas; depois doces, como as boas mexericas devem ser.

Até o bando de saguis que vive no bairro deu as caras para ver o que estava acontecendo. Uma bela tarde, o bando pulou a cerca elétrica do muro e se encarapitou na pitangueira, com os olhos postos na mexeriqueira carregada.

Quem tem boca vai a Roma e quem tem olhos e olfato come mexerica. Se não teve goiaba, as mexericas deram conta do jogo.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.