Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Pra não se decepcionar

Se você não quer se magoar ou se decepcionar, não ajude alguém esperando gratidão. Faça se você quiser, não porque o outro vai ficar agradecido, mas porque você quer fazer.

Invariavelmente, quem vai lhe jogar lama, pasme! é justamente quem você ajudou, esperando gratidão ou contrapartida.

Faça o que você achar que tem que fazer, mas faça independentemente de esperar qualquer coisa, mesmo um muito obrigado, do beneficiário da sua ação. Se você não esperar nada, você não se decepciona e também não cobra, ainda que indiretamente, aquilo que você fez. Quer dizer, não coloca pressão em cima do outro, que está diminuído porque precisou da sua ajuda.

As pessoas não gostam de precisar da ajuda de terceiros. É como se fosse feio, como se não tivesse dado conta do recado, como se a vida tivesse ganhado.

Se você fizer seja lá o que for em favor de alguém, não faça como um favor. Faça simplesmente porque você teve vontade de fazer, como um gesto que não é da conta de ninguém, que ninguém precisa saber que você fez, que é seu e de seu anjo da guarda e ponto final.

Uma vez um grande político de antigamente voltava de avião da Bahia em companhia de um amigo quando ouviram a pessoa sentada no banco atrás deles começar a meter o pau no grande homem.

Quando estavam desembarcando, o político parou ao lado da porta para ver quem era. Foi com tristeza que ele viu que o cidadão não o reconheceu. Não tinha ideia de que ele era ele. Então ele falou para o amigo: “Esse foi especial, nem ajudar esse camarada eu ajudei”.

Pois é… Ajude quem você quiser, da forma que quiser, mas faça quieto e sabendo que não é por ele, mas porque você quer fazer.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.