Os ipês estão chegando

Os ipês estão chegando. Começam a florir nas mais variadas áreas da cidade. Marginal Pinheiros, cemitérios, ruas, praças e avenidas espalhadas por todas as zonas.

Os ipês são árvores deslumbrantes. Na Mata Atlântica ainda é possível ver árvores com circunferência enorme, que precisam quatro ou mais pessoas de braços abertos e mãos dadas para circundar o tronco.

Na cidade existem alguns exemplares centenários, com circunferência respeitável, mas nada tão impressionante. Perto das árvores da mata, são exemplares novos, que ainda estão longe da maturidade, incluído o ipê amarelo do jardim da Santa Casa, árvore de porte, mas ainda longe do tamanho que um ipê pode ter.

Os ipês se dividem em quatro famílias, pela ordem de entrada em cena: roxos, brancos, amarelos e rosas.

Os que estão pipocando são os roxos, que muitas vezes tendem para o rosa, mas não são as árvores que irão florir daqui a alguns meses. É que as flores variam de tom, do roxo intenso ao roxo quase rosa, mais enfraquecido, mas tão belo quanto a cor forte que dá nome à árvore.

Por conta da intensidade das floradas e do tempo que ficam floridos, os ipês se destacam sem precisar fazer força. Seu número e os meses que ficam expostos, embelezando a cidade, são suficientes para garantir o show e dar a eles a certeza de que são as árvores mais impressionantes.

Como os ipês são narcisistas, eles acreditam no que os sabiás lhes dizem, sem checar se os sabiás não dizem a mesma coisa para as paineiras ou qualquer outra árvore da vez, onde pousam para descansar e soltar o pio, nas madrugadas paulistanas.

A chegada dos ipês não vai acalmar a maluquice nacional, nem instalar bom senso nas pessoas. Mas eles são lindos e isso basta.