Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Um prazer masoquista

Diga o que disser, nenhum psiquiatra vai conseguir explicar o prazer atávico de se dar uma topada. Isto mesmo, o prazer atávico de se dar uma topada.

Desde que o homem é homem e caminha ereto sobre a terra, a topada sempre fez parte do seu dia a dia. No começo provavelmente com mais frequência do que nos dias atuais, sendo que, naqueles tempos perdidos na névoa da pré-história, com certeza o esporte ainda não era tido como um esporte, mas como um mau começo para um dia difícil.

Quem sabe a primeira versão do prazer da topada tenha nascido da humilhação do homem das cavernas, ao chegar em casa sem unha, ou com o dedo torto, e sem caça para alimentar o clã.

Diante do riso dos rivais e do desprezo das mulheres, um deles mais esperto, saiu-se com uma história nova, que fez muito, sucesso, dizendo que ele não fora caçar, mas se divertir, e que a maior diversão do mundo era chutar pedras, uma depois da outra, trocando de dedo, para fazê-las rolarem com efeitos diferentes.

E este antepassado dos camelôs atuais e dos mascates de ontem foi tão eficiente na sua conversa que os outros homens, os que haviam rido ao vê-lo sem unha, também decidiram chutar pedras, lançando as tênues bases daquilo que milhares e milhares de anos depois se transformaria em dois dos esportes de maior sucesso nos dias de hoje: o futebol e a topada.

Deste dia em diante, os homens aprenderam que para não perder o respeito de suas caras metades é preciso fazer mágica, e que não basta ser bonito, mas é preciso ter lábia.

Com o correr dos séculos, as primeiras mensagens genéticas consolidando as topadas foram se infiltrando em genes especiais que até hoje nos obrigam, ainda que involuntariamente, a chutarmos pedras, pés de mesa, camas e outros objetos capazes de causarem o máximo de dano com mínimo de custo.

Só quem deu uma topada a pouco tempo se lembra do que é a dor que nasce da batida e se espalha pelo corpo, fina como o corte duma navalha afiada, tão funda que até o palavrão automático fica preso na garganta, porque se sair não terá o dom de consertar o estrago, nem de minorar a dor.

Resta o desalento de olhar o dedo torto ou sem unha, e o consolo de saber que nós não fomos o primeiro.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.