Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O dançarino noturno

Dança que quem dança os seus males espanta! A vida não é só guardar a entrada dum prédio, numa rua monótona, durante as madrugadas de São Paulo.

A vida não é apenas apertar e desapertar o botão que abre as portas do prédio para quem chega de fora, cansado da noite e com vontade de dormir.
A vida é muito mais. A vida é a possibilidade do sonho nos passos de dança que acompanham o rádio, madrugada a fora.

A monotonia da vigília noturna cede espaço para a sua vontade e ele dança. Dança a noite inteira, com as mulheres mais deslumbrantes, entre sons deslumbrantes, em palácios de ouro e prata, onde a ilusão é a única verdade.

Do outro lado da grade a cidade segue seu destino frio e bruto. Do lado de dentro, o caminho de pedras que leva para o prédio é a pista iluminada conforme a música, que vai da mais lenta e romântica, à mais alucinada e barulhenta.

Para ele todos os ritmos são bons. Que importa se a verdade é que ele é o porteiro noturno dum prédio do Itaim Bibi?

Que importa se ele nunca pisou o assoalho duma danceteria, e nem imagina como é o municipal por dentro?

A sua vida se completa na dança, nos passos e nas voltas que se estendem por toda a noite, conduzindo com leveza a dama dos seus sonhos, que o segue submissa, também entregue a magia do momento em que a sua simples lembrança embala os passos dum homem.

Se é tudo sonho, por que não seria realidade o sonho do porteiro noturno que dança para ser feliz?

Por que seria diferente com ele que recria mundos e realidades enquanto a madrugada passa, embalada pelo som do rádio?

Dança porteiro, dança!

Ao mundo os milagres todos e todos os sonhos que teus passos leves criam nas pedras frias do chão do prédio.

Deixa que teus sonhos cresçam e melhorem os sonhos da cidade, trazendo-lhes a na música de teu rádio a possibilidade de ser feliz, abraçado às mulheres mais bonitas do mundo, vestindo roupas leves que voam ao ritmo de teus passos.

Voa porteiro. Voa alto em tua ilusão que te ajuda a passar o tempo, que espanta o frio das noites e a solidão das madrugadas.
Dança porteiro, traz ao mundo na leveza de teus passos um pouco da beleza dos anjos dançando no céu.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.qua

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.