Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Antigamente

Antigamente os pores do sol eram mais vermelhos, as luas cheias mais cheias e o azul do céu mais azul. Antigamente o mar quebrava de outro jeito na areia da praia. Os sabiás cantavam mais comprido e o voo dos pardais enchia as praças da cidade com a algazarra das aves.

Antigamente os trens levavam passageiros para o interior. Íamos na Estação da Luz e tomávamos a Litorina para Louveira. A viagem durava perto de uma hora e não tínhamos que mostrar documentos nem ter autorização. Comprávamos as passagens e pronto, era embarcar e seguir viagem.

Louveira era o paraíso redescoberto. Atrás das cercas de arame farpado, o mundo deixava de ser mudo para se transformar numa terra mágica, onde a vida corria fácil, nos passeios a cavalo, na piscina, nas caçadas no matão.

Também tinha o por do sol na cabaninha e a lua cheia no terreiro. De vez em quando esticávamos a madrugada para tomar leite tirado na hora na cocheira das vacas.

Nos dias frios de inverno a cerração cobria os pastos e a geada, nas madrugadas trágicas em que a vida era assassinada pelo branco, transformava a paisagem numa cena alpina, que rapidamente abria espaço para os campos e plantações mortos pela inclemência do tempo.

Antigamente o mundo era menos agressivo, a vida mais fácil, os dias mais amenos e as noites mais seguras. Andávamos a pé pelas ruas da cidade sem maiores medos ou a ameaça dos assaltos.

Antigamente foi há muito tempo. Quanto de feio e diferente ficou esquecido nos escuros da memória? Quanto se perdeu nas lembranças gostosas que são as que valem a pena ficar? Amigos morreram, amigos partiram, grandes amores acabaram. Isso tudo foi antigamente…

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.