Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A igreja do Imaculado Coração de Maria

A igreja do Imaculado Coração de Maria fica na rua Jaguaribe, pertinho da avenida Angélica. É uma igreja imponente, construída no final do século passado para ser uma igreja imponente, numa das regiões então ricas e nobres da cidade.

Pode-se dizer que a igreja do Imaculado Coração de Maria foi a vingança, ou a redenção, do bispo de São Paulo, inconformado com o desaparecimento da igreja do Pátio do Colégio, à época reduzida a ruínas e demolida em nome do progresso.

Assim a igreja não é antiga, mas é imponente e mesmo bela, com suas linhas largas e sua santa no alto da cúpula, que a gente enxerga de longe.

Com a passagem do tempo, o progresso também deteriorou a região da avenida Angélica e hoje a igreja do Imaculado Coração de Maria está espremida, escondida atrás de uma grade que esconde sua linha e sua grandeza.

Mas é uma igreja que vale ser visitada por dentro porque muito da antiga igreja do Pátio do Colégio foi trazido para ela e são peças lindas, que valem a visita.
Mesmo sendo uma igreja escura, é uma igreja onde a paz se faz presente, em suas capelas laterais e na nave longa, que leva ao altar.

E, na medida que foi erguida para ser o refúgio dos pecadores, é bom que seja assim. Transmitindo a paz que emana da grandeza do Senhor, a igreja do Imaculado Coração de Maria facilita o ato de pedir perdão e abre o caminho da redenção para quem se arrepende de seus erros e busca no seio de Deus a paz dos que buscam viver em paz.

Hoje igreja de bairro, ela cumpre sua função com a bondade e a discrição das santas. Graças a Deus que ela tem a discrição das santas, porque se todos os pecadores de São Paulo buscassem o seu consolo, a igreja do Imaculado Coração de Maria seria muito pequena para recebê-los.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.