Os opostos são iguais
Não há nada mais parecido com um radical de esquerda do que um radical de direita.
Vamos começar na primeira metade do século 20. O que é mais parecido com um comunista do que um nazista? Não são iguais?
Foram sócios, como ficou provado no pacto entre Hitler e Stalin, dividindo a Polônia. E com práticas semelhantes em relação ao povo polonês. Como, mais uma vez, você acha que não? Assista ao filme Katyn e depois conversamos.
Os russos massacraram centenas de poloneses e tentaram colocar a culpa nos alemães. Não conseguiram. No final ficou provado que os responsáveis foram os soviéticos e a razão do massacre foi bastante parecida com os argumentos nazistas para enviar inimigos do regime para campos de concentração.
Ainda não se convenceu? No avanço soviético rumo à Alemanha, Stalin determinou que suas tropas parassem antes de entrar em Varsóvia para permitir aos alemães exterminarem os poloneses insurgentes dentro de sua capital.
Mas vamos além, vamos olhar o que fizeram com suas populações. Enquanto Hitler matou nos campos de concentração milhões de judeus, homossexuais, intelectuais e socialistas alemães, Stalin matou de fome mais de 20 milhões de camponeses russos.
Voltando ao Brasil, o que é mais parecido com a esquerda do que a direita radical? Observe os comportamentos autoritários, a vontade de dar golpes, a mentira deslavada vendida como verdade absoluta, a necessidade de calar a imprensa, o populismo… tem algo mais parecido?
Tudo que Lula e Bolsonaro não querem é um terceiro candidato. Eles sabem que só se mantêm porque compram o apoio do Centrão.
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.
Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.