Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os opostos são iguais

Não há nada mais parecido com um radical de esquerda do que um radical de direita.

Vamos começar na primeira metade do século 20. O que é mais parecido com um comunista do que um nazista? Não são iguais?

Foram sócios, como ficou provado no pacto entre Hitler e Stalin, dividindo a Polônia. E com práticas semelhantes em relação ao povo polonês. Como, mais uma vez, você acha que não? Assista ao filme Katyn e depois conversamos.

Os russos massacraram centenas de poloneses e tentaram colocar a culpa nos alemães. Não conseguiram. No final ficou provado que os responsáveis foram os soviéticos e a razão do massacre foi bastante parecida com os argumentos nazistas para enviar inimigos do regime para campos de concentração.

Ainda não se convenceu? No avanço soviético rumo à Alemanha, Stalin determinou que suas tropas parassem antes de entrar em Varsóvia para permitir aos alemães exterminarem os poloneses insurgentes dentro de sua capital.

Mas vamos além, vamos olhar o que fizeram com suas populações. Enquanto Hitler matou nos campos de concentração milhões de judeus, homossexuais, intelectuais e socialistas alemães, Stalin matou de fome mais de 20 milhões de camponeses russos.

Voltando ao Brasil, o que é mais parecido com a esquerda do que a direita radical? Observe os comportamentos autoritários, a vontade de dar golpes, a mentira deslavada vendida como verdade absoluta, a necessidade de calar a imprensa, o populismo… tem algo mais parecido?

Tudo que Lula e Bolsonaro não querem é um terceiro candidato. Eles sabem que só se mantêm porque compram o apoio do Centrão.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.