Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A ligação secreta

Ainda não está cientificamente provado, mas, a cada dia que passa, vai ficando mais evidente que existe uma ligação secreta entre os canários e as quaresmeiras. Os termos em que o acordo foi feito, se é que há um acordo formal, ao invés de uma simples combinação de boca, são completamente desconhecidos de todos os que não são canários ou quaresmeiras, e, ao que tudo indica, as partes envolvidas pretendem que o assunto permaneça assim.

Desta forma, a nós estranhos ao pacto, resta conjecturar os por quês e os comos, emitindo opiniões baseadas na simples observação das aves e das árvores. De seu modo de ser, de suas manias, de seus silêncios e do assobio do vento através das folhas e das gaiolas.

No mais, não sendo canário, nem entendendo-lhes o canto, posso apenas dizer que, para mim, humildemente, respeitando aqueles que sabem muito mais, o pacto é evidente e as quaresmeiras floriram ao som do canto maravilhoso de milhares e milhares de canários, que, para desespero de seu donos, fingiram uma greve do silêncio, quando de verdade se preparavam para entoar a sinfonia do verão e trazer nos seus trinados as flores deslumbrantes que mudam a cara da cidade, mesmo a quaresma sendo uma época destinada à meditação e ao reconhecimento de nossos erros. Quer dizer, mesmo a quaresma sendo uma época triste, coberta de roxo pela paixão e morte do cristo, nas cores deslumbrantes que as quaresmeiras emprestam a deus, para chorar o luto de seu filho.

Seria muita pretensão julgar o criador, mas eu não estou julgando, estou simplesmente constatando. Se deus não quisesse que a tristeza criada pelo homem fosse minorada pelas plantas, ele não teria dado às quaresmeiras o poder de enfeitar a terra, no princípio só as matas, depois as cidades, para diminuir a tristeza que os sacrifícios da quaresma trazem em si.

E é aqui que eu estou convencido de que as quaresmeiras, com medo de errar a época da florada, procuraram os canários e propuseram-lhes um pacto, pelo qual eles só começam a cantar quando for a época delas florirem, juntando quase que num único momento de extraordinária magia, o milagre do canto com o milagre das flores.

E somos nós, os habitantes de São Paulo que aproveitamos o acordo natural. Somos nós que nos deslumbramos com o canto dos canários e com a florada das quaresmeiras, ganhando de deus a chance de uma cidade melhor.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.