Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O amigo

Amigo não é quem diz que você é o máximo, nem quem fica ao seu lado quando você está por cima. Amigo é mais. A amizade é uma série de sentimentos e sensações que te unem à pessoa querida, com muito mais força do que um simples interesse.

Quando a noite fica escura e o caminho aparece como um beco sem saída, quando dá vontade de chorar porque a noite está escura e o caminho aparece sem saída, é no amigo que a gente pensa. “ como será que ele reagiria, qual seria a sua solução? Como seria bom se ele estivesse aqui, ao meu lado! ” e é bom pensar assim, porque vem uma força nova, que fala para a gente que nós não estamos sozinhos, que, mesmo distante, o amigo está conosco, pensando conosco, dividindo conosco, o fardo pesado da vida.

A amizade é algo que se cultiva. Uma flor delicada que cresce em terra fértil, adubada com lealdade e honestidade, misturadas à uma série imensa de coisas boas, que nós desejamos para o amigo, porque o amigo as deseja para nós.

Mas simplesmente desejá-las não nos faz amigos. O verdadeiro amigo luta para que o seu amigo consiga alcançá-las. Divide com ele os erros, fala-lhe sobre os erros, se possível, inclusive, avisa-o antes, para que ele não os cometa, porque nós já os cometemos e sabemos que as coisas podem acabar mal.

Mas ser amigo é ir além: é ficar ao lado do amigo quando as coisas acabam mal. Todos nós erramos, todos nós batemos a cabeça na parede, não uma, mas várias vezes, ao longo da vida. Quem não tiver isto claro não terá jamais um amigo. Quem não ficar ao lado do outro nas horas duras, nos momentos escuros em que os pesadelos adquirem vida, jamais saberá o que é ter um amigo, jamais saberá o que significa dividir o riso da cumplicidade, riso que vem mesmo quando o adversário é mais forte, ou o instante terrível.

Lado a lado, falando todas as palavras duras que devam ser ditas, nos censurando, mas mantendo a espada erguida e nos protegendo as costas, o amigo é mais do que um arrepio de conforto, ou um sorriso simpático, esperando para nos pedir algo.

O amigo é quem divide conosco os erros e os acertos, os momentos duros e os momentos fáceis, a glória efêmera, que ele sabe que é efêmera, e a paulada na cabeça.

Amigo é quem nos recebe quando todas as portas se fecham porque nosso nome traz vergonha. É quem nos aceita e não quem nos julga. Por isso os amigos são poucos. Graças a deus os amigos são poucos: assim, nós sabemos quem eles são!

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.